HISTÓRICO   E   FILOSOFIA

 

O ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA  NA PUC MINAS

 

            O Departamento de Física e Química iniciou seu funcionamento em março de 1978, criado com a implantação do novo Estatuto da PUC e, desde então, pauta suas atividades fulcrado nos laboratórios, onde nascem e crescem as ciências experimentais. Nesta linha de idéias, foi adotada uma política de valorização do trabalho docente nos laboratórios, aliado ao próprio crescimento destes, quer por meio da obtenção de  recursos externos, quer pelo desenvolvimento de equipamentos de Física básica nas oficinas da Universidade.

            

            Tal política tem sido desenvolvida por meio da seguintes medidas:

 

01) valorização dos professores que têm poder experimental criativo e se engajam efetivamente no processo de crescimento do trabalho experimental dentro do departamento;

02) criação de grupos de trabalho para projetar novos equipamentos de laboratório;

03) engajamento de todo o corpo docente no trabalho de laboratório com a obrigatoriedade de ministrar aulas teóricas e práticas;

04) criação de grupos de trabalho para montagem de aulas práticas;

05) engajamento dos alunos no processo de valorização dos laboratórios com o oferecimento de práticas de elevado nível, que são realizadas pelos próprios alunos;

06) número de alunos por grupo ao máximo de 15 alunos, por aula prática, a fim de ampliar o interesse e a participação.

 

            Aliadas a essas medidas foram estabelecidas outras normas que vêm criando um campo de trabalho interessante para o corpo docente do departamento que são:

 

01) aumento do tempo de permanência do professor no departamento por meio de uma exigência maior no cumprimento de horários para os professores em regime e do número de aulas de cada professor aulista, de modo a que a sua atividade na PUC seja a principal;

02) tentativa de ampliar a participação dos professores em regime na vida do departamento por meio de reuniões semanais em que são discutidos e votados os problemas do dia a dia;

03) valorização do professor na sua função docente e administrativa, atribuindo-lhe autonomia e segurança para sua decisões;

04) funcionamento do departamento por meio de  equipes, sob direção e supervisão de um Coordenador que acompanha as reuniões do departamento, realizadas semanalmente e que garante a homogeneidade no ensino das disciplinas nas diferentes turmas.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

 

            A adoção de uma linha de ação para o ensino requer o conhecimento da população-alvo e a formulação de objetivos claros e realistas. Assim, o Departamento de Física e Química da PUC propôs-se a fazer um ensino para a competência, objetivando levar alunos saídos do vestibular ao domínio da Física como suporte das disciplinas profissionais da PUC MINAS e como método de raciocínio a ser utilizado no seu trabalho como futuro profissional; sendo assim é fundamental desenvolvermos no aluno que entra na Universidade as qualidades desejáveis a um trabalho científico de alto nível, qualidades estas que irão sendo reforçadas e exigidas à medida que o estudante adentra o seu curso como universitário, pois é objetivo principal dos cursos da PUC MINAS é formar profissionais com alto grau de qualificação científica.

            
           
É um trabalho que se torna cada dia mais difícil, devido ao baixo nível de preparo e conhecimento dos alunos vindos do 2º grau e que conseguem vencer a barreira do vestibular. É claro que o vestibular em si não é uma causa, de vez que a lei exige o seu caráter classificatório e estamos conscientes de que realmente selecionamos os melhores dentre os candidatos, pelo menos na maior parte dos casos; não podemos abrir mão da qualidade mínima que o aluno deve apresentar.

 

A TÉCNICA DO ENSINO DA FÍSICA NO
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA

 

            Sendo o ensino uma atividade dinâmica, não podemos dizer que atingimos na PUC MINAS a situação ideal; contudo, como decorrência de um trabalho envolvendo entrosamento  e dedicação constantes temos hoje, nesta Universidade, uma estrutura bastante funcional para atender às necessidades do ensino da Física no Ciclo Básico dos cursos da PUC MINAS. O atual sistema é o resultado de um processo evolutivo que tenta acompanhar os avanços científicos e pedagógicos.