Imagem do topo

METODOLOGIA

O projeto é desenvolvido em quatro módulos, denominados de I a IV, coincidentes em tempo, com os semestres letivos, pois parte dos projetos são desenvolvidos como tarefas dos alunos do curso de Licenciatura em Física da PUC-Minas. Cada módulo tem a estrutura descrita abaixo, repetida a cada semestre. A repetição justifica-se porque haverá renovação do público alvo, procurando-se uma maior abrangência e atendimento a um número maior de pessoas. A permanência de um mesmo público alvo seria interessante em um projeto de fixação de conteúdo, o que não é o caso, por se tratar de um projeto de divulgação. Todo o material permanente é adquirido no primeiro módulo, mas utilizado em todos. Os módulos utilizam o material de consumo necessário à sua execução, serviços dos bolsistas e, eventualmente, de terceiros.

Estrutura do Módulo

Todos os alunos do Curso de Licenciatura em Física da PUC -Minas participam de cada módulo do projeto, simultaneamente ou em turnos (ver item abaixo: Comprometimento do aluno). O projeto é aberto a alunos de outros cursos , interessados no mesmo, que são selecionados através de análise de histórico escolar e entrevista por uma comissão específica. Estão, também, automaticamente envolvidos no Projeto:

  • a Coordenação do Projeto,
  • os professores da equipe,
  • os professores das disciplinas: Práticas de Ensino.
  • Etapas do Módulo

    Cada módulo desenvolve -se segundo as etapas seguintes:

  • os alunos do Curso de Física, divididos em grupos temáticos e após consultas a professores, “sites”, livros, etc., propõem um tópico a ser desenvolvido como um projeto de divulgação que poderá ser inédito ou o aperfeiçoamento de um anterior;

  • os professores envolvidos no projeto estudam com os alunos a viabilidade da proposta e sugerem modificações, se necessárias;

  • os alunos executam os projetos, sob a orientação dos professores e com o auxílio dos bolsistas envolvidos (eventualmente, com a contratação de serviços de terceiros);

  • os projetos são apresentados ao público-alvo (alunos de escolas, centros culturais, sociedades em geral);

  • os alunos redigem um relatório sobre o projeto, mencionando como foi elaborado, os princípios envolvidos, sua execução, sua apresentação e avaliação do público (nas escolas, solicita -se uma redação-depoimento de seus alunos);

  • os professores emitem um parecer sobre os trabalhos e a viabilidade de sua publicação;

  • as montagens passarão a integrar o acervo do projeto e poderão ser reutilizadas ou modificadas segundo o parecer dos professores.

  • Av. Dom José Gaspar 500, Prédio 34,Coração Eucarístico - CEP: 30535-610 Belo Horizonte - MG