Imagem do topo

O projeto pedagógico do Curso de Físico prevê o cumprimento de 60 horas de Atividade de Formação em cada período. Essas horas são obrigatórias para o estudante, não entram na planilha de custo do Curso e devem ser cumpridas fora da sala de aula em participação do estudante em congressos, eventos científicos e projetos. Dessa forma, o Coordenador do Curso tem como exigir o comprometimento do estudante alocando parte dessas horas como atividades realizadas no Projeto “Circo da Física”.

Bolsas de Iniciação Científica e monitoria

Para o melhor desenvolvimento do projeto, melhor aproveitamento dos recursos empregados, considerando o número de alunos do Curso comprometidos e o amplo público alvo envolvido, o projeto dispõem neste momento de quatro bolsas de Iniciação Tecnológica Industrial (FAPEMIG) e nove bolsas para estagiários . Essas bolsas destinam se a alunos que atuarão como monitores nos eventos e no intervalo entre os eventos como estagiários no laboratório de apoio do departamento de Física e Química auxiliando os grupos de trabalho na manutenção e melhoria dos experimentos do acervo.

Trabalhos de Iniciação Científica Publicados:

Até o presente momento, cinco alunos, bolsistas de Iniciação Científica pela FAPEMIG, já concluíram seus trabalhos. Abaixo, relacionamos o título e autor.

  • “O Nosso Satélite Natural” – Teddy Almeida Guimarães e Rodrigo Izidoro Orientador: Maria Letícia Maciel Myrrha Este trabalho é um livro infantil contando as descobertas e curiosidades da Lua

  • “A Física do Circo da Física” - Carla Jota Ferreira e Lídia Carvalho Orientadores: Maria Letícia Maciel Myrrha e Gilmar de Abreu Cunha Este trabalho descreve como construir e entender cada experimento do acervo do Circo da Física

  • “Ressonância em Taça de Cristal” – Julio César P. R. Junior Orientador: Maria Letícia Maciel Myrrha O estudante desenvolveu um experimento onde ondas sonoras são emitidas em uma taça de cristal e começa vibrar até se quebrar, demonstrando assim o fenômeno da Ressonância. Este trabalho foi publicado no formato de vídeo onde o próprio aluno faz toda a filmagem e edição.

  • Av. Dom José Gaspar 500, Prédio 34,Coração Eucarístico - CEP: 30535-610 Belo Horizonte - MG